O infotainment em rádios de hard news: uma análise do programa Timeline Gaúcha

  • Luize Scherer Baini UFRGS

Resumo

Analisa a utilização e consolidação do infotainment, fenômeno que combina informação com entretenimento, como tentativa de tornar mais leve e descontraída a programação de emissoras radiofônicas tradicionalmente voltadas para o hard news – expressão em inglês utilizada para designar o relato objetivo de notícias consideradas importantes (MOTTA, 2003). Se antes, as emissoras com este formato priorizavam a notícia apresentada de forma séria e objetiva, hoje, percebe-se que elas utilizam recursos do entretenimento para compor os programas jornalísticos e deixar a linguagem em tom de conversa. Desta forma, analisa o uso do infotainment no programa Timeline, da Gaúcha, de Porto Alegre, que, com linguagem coloquial, diferencia-se, por vezes, do perfil mais hard news da emissora.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada (lato sensu) em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
BAINI, Luize Scherer. O infotainment em rádios de hard news: uma análise do programa Timeline Gaúcha. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1326>. Acesso em: 29 mar. 2024.