Alô, Alô Amazônia: Uma análise quantitativa do rei do rádio

  • Patricia Teixeira Azevedo Wanderley Universidade Federal do Pará
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla (Teixeira, 2019) que analisou o programa Alô, Alô Amazônia, da Rádio Difusora de Macapá. Buscamos realizar uma análise quantitativa das mensagens pagas (recados, convites, comunicados) produzidas pelos ouvintes da rádio, buscando compreender em números, quais suas principais características. Apresentamos os dados da análise de 117 mensagens, nos quais identificamos o gênero que mais emite mensagens e o que mais recebe, além de indicar o dia da semana com maior fluxo de mensagens, os valores monetários mais arrecadados e tipos de mensagens veiculadas.   As mensagens chamam a atenção para o rio, sua principal avenida; para os gêneros que mais enviam e recebem mensagens, e para a quantidade de mensagens religiosas e esportivas que fazem parte do cotidiano e dos hábitos dos ribeirinhos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará. Atualmente é Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará e Analista Censitária - Jornalista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Gerenciou as Unidades de Belém das Universidades Unopar/Famac. É consultora em comunicação e processos gerenciais, além de prestar serviços para empresas em assessoria de comunicação, projetos culturais, marketing e análise de mídias digitais. Foi professora dos cursos de Jornalismo das Universidades Federal do Maranhão e Federal do Amapá. Possui expertise em gerenciamento de empresas e captação de recursos. É especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís, concluínte do curso de Licenciatura em Letras e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou 8 anos na Rádio Cultura FM de Belém do Pará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em assessoria, rádio e tv, além de experiência com desenvolvimento de projetos, licitação, diagramação, produção de cinema e eventos. Atua principalmente nos seguintes temas: rádio, comunidades tradicionais, cultura, assessoria de imprensa, cinema e gestão.  Integra os grupos de pesquisa: Preserv-Ação das UFPA/UFRN e Comertec da UNIFAP. 

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3843-4499 

Publicado
2021-04-22
Como Citar
TEIXEIRA AZEVEDO WANDERLEY, Patricia; MIRANDA COSTA, Luciana. Alô, Alô Amazônia: Uma análise quantitativa do rei do rádio. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1343>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
GT COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: CORPOS, AFETOS E TERRITÓRIOS III