Fact-cheking no 2º turno das eleições (2018): análise das agências Lupa, Comprova, Aos Fatos e Pública

  • Sônia Maria dos Santos Carvalho Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Maria Paula Brito de Sampaio Sousa

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada entre 2019 e 2020 cujos objetivos foram o mapeamento das agências de checagem de notícias brasileiras e análise do trabalho que realizaram no 2º turno das eleições presidenciais de 2018, entre 08 e 27 de outubro. Allcot e Gentzknow (2017) são referências com o conceito de Fake News, voltado à compreensão das demandas sociais que deram sentido ao trabalho das agências em atuação no recorte: Lupa, Comprova, Aos Fatos e Pública. A metodologia incluiu levantamento de dados dos seus sítios eletrônicos, pesquisas bibliográficas para uma reflexão conjuntural (social e política) do país e Análise de Conteúdo (Bardin, 1988). Foi possível perceber as agências entre o desafio de cumprir seu papel e lidar com a volúpia das Fake News que se dedicaram a combater.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestra em História do Brasil pela Universidade Estadual do Piauí (UFPI), especialista em Comunicação Institucional (UFPI), Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (UFPI), membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da Universidade Estadual do Piauí e do Grupo de Pesquisa em Históri das Ciências e da Saúde (SANA) - Piauí. Currículum Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/1240270495070793. E-mail: soniamaria@cceca.uespi.br.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
CARVALHO, Sônia Maria dos Santos; SOUSA, Maria Paula Brito de Sampaio. Fact-cheking no 2º turno das eleições (2018): análise das agências Lupa, Comprova, Aos Fatos e Pública. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1344>. Acesso em: 25 abr. 2024.