Reflexões sobre o papel do jornalismo comunitário na cotidianidade para constituição de pensamento crítico

  • Cinthya Pires Oliveira UFF

Resumo

Política e economia são as duas faces da mesma moeda. Nesse contexto, a comunicação comunitária tem sido alvo de avanços e retrocessos, não sendo diferente o cenário para o desenvolvimento do jornalismo comunitário. Novos tensionamentos com as tecnologias digitais revelam que os poderes político e econômico se acumulam na indústria midiática e cristalizam discursos hegemônicos. Assim, a comunicação se revela como campo de disputas políticas, econômicas e sociais. Neste artigo propomos lançar luz sobre o jornalismo comunitário a partir dos direcionamentos de Genro Filho (1987) com a intenção de verificar se essa prática jornalística pode contribuir com a construção crítica da sociedade, com a ampliação da participação social e, consequentemente, com o dispêndio de interesse dos indivíduos em relação às notícias.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Mídia (Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Empreendedorismo e Inovação. Há 15 anos no mercado de Comunicação, também atua na área de Educação conduzindo cursos e palestras. Trajetória envolve atuação em empresas de diferentes segmentos como Instituto de Pesquisa Kantar IBOPE Media, agência Ogilvy & Mather e Grupo Bandeirantes de Comunicação, dentre outros. Conquistou prêmios como Talento de Mídia Digital, Mídia Jornal e Grand Prix do Estadão, além de Prêmio de Dedicação à Comunicação Pública. Integrante do EMERGE - Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência e do Projeto EBC Unesco - Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública, desenvolve estudos sobre processos de produção, “envolvimento” do público com os meios, Políticas Públicas Digitais e Economia da Cultura. 

Publicado
2021-04-21
Como Citar
OLIVEIRA, Cinthya Pires. Reflexões sobre o papel do jornalismo comunitário na cotidianidade para constituição de pensamento crítico. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1349>. Acesso em: 25 abr. 2024.