Como balanços sem fim: processos de subjetivação estético-políticos nos fotojornalismos

  • Rafael Giovani Venuto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Aglair Bernardo

Resumo

No presente artigo refletimos sobre a hipotética capacidade das imagens fotojornalísticas colaborarem para o surgimento de diferentes subjetivações estético-políticas. Em diálogo com as noções de imagem dialética e imagem crítica em Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman, respectivamente, além da própria ideia de subjetivação em Jacques Rancière, ponderamos sobre os indecidíveis que perpassam nossas relações, sempre em cordas bambas, com as imagens. Ao “bagunçarem” a lógica policial que pretende a rigidez dos corpos e seus possíveis, sugerimos que certos “produtos” dos fotojornalismos comportam vetores/dispositivos supostamente capazes de inspirar [re]configurações do/no sensível partilhado, confundindo-se eles mesmos com a efemeridade de que são partícipes, em movimentos quase oníricos, de tremor, que perturbam e renovam nosso próprio olhar. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Cultura e Sociedade. Mestre em jornalismo pelo mesmo Programa (2019) na linha Tecnologias, Linguagens e Inovação. Bacharel em Jornalismo (UFSC-2016). Atualmente pesquisa a representação dos corpos "sem-lugar" no fotojornalismo e suas implicações estético-políticas, sob orientação de Flávia Garcia Guidotti. Investiga os seguintes temas: fotojornalismo; imagem; estética; política; subjetividades; [in]visibilidades; [in]dizibilidades; corpos; espaço; hegemonia e contra-hegemonia, entre outros. E-mail: rafael.vnt@gmail.com

Publicado
2021-04-22
Como Citar
VENUTO, Rafael Giovani; BERNARDO, Aglair. Como balanços sem fim: processos de subjetivação estético-políticos nos fotojornalismos. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1353>. Acesso em: 28 mar. 2024.