Interações Sociais Midiatizadas a Partir de Uso de Cartaz

  • Manoella Maria Pinto Moreira das Neves Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão continuada sobre processos interacionais e observando tais processos a partir do uso do cartaz, considero-o como um dispositivo marcador de circulação porque gera e faz gerar novas formas de utilizá-lo e de expressão. Nas redes sociais, os cartazes têm se apresentado com conteúdo cada vez mais originais e criativos, colocam em circulação opiniões individuais, com identificação do conteúdo pelos cidadãos-internautas. Neste contexto, os cartazes caracterizam-se como um dispositivo de circulação interacional dentro de outro, a rede social onde está inserido. As interações observadas são motivadas pelo uso do cartaz na postagem que sugere/propõe um intercâmbio com os seguidores, sendo possível apontar sobre sentidos circulantes, compreender a relação entre o usuário, o perfil e a circulação dos conteúdos impulsionados na interação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Manoella Maria Pinto Moreira das Neves, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de relações públicas e jornalismo. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (1999). Líder do Grupo de estudo em Relações Públicas (GERP).

Publicado
2021-04-22
Como Citar
PINTO MOREIRA DAS NEVES, Manoella Maria. Interações Sociais Midiatizadas a Partir de Uso de Cartaz. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1361>. Acesso em: 23 abr. 2024.