Contribuições de Jacques Rancière para reflexões em torno do fotojornalismo contra-hegemônico: análise de uma fotografia do C.H.O.C Documental
Contributions by Jacques Rancière for reflections on counterhegemonic photojournalism: analysis of a photograph of C.H.O.C Documental
Resumo
O artigo analisa uma fotografia produzida pelo coletivo C.H.O.C Documental, mídia independente formada por fotojornalistas que atuam de modo contra-hegemônico. Toma-se como parâmetro de análise o regime estético das artes identificado por Jacques Rancière (2005), para quem estética e política são conceitos e práticas que coexistem de modo imbricado na partilha do sensível. Na primeira parte do trabalho são apresentados os três regimes da arte. Em seguida, a imagem é colocada em diálogo com o regime estético, onde são ressaltadas suas características e a eficácia estética (Rancière, 2012) que a mesma abriga. Seu objetivo principal é, portanto, refletir sobre as possíveis contribuições do filósofo para os estudos em torno do fotojornalismo produzido contrahegemonicamente.