Flâneries para investigação de molduras: da incorporação das práticas do flâneur para o estudo dos territórios de experiência das mídias

Flâneries to investigate mouldings: using the flâneur techniques to study media’s territories of experience

  • Jardel Orlandin

Resumo

Iniciamos com um alerta acerca da nossa perspectiva, que parte do conceito de tecnocultura. Entendemos essa visão como próxima do que é conhecido como teoria da mídia e materialidades da comunicação. A seguir, discorremos sobre o conceito de molduras, fulcral para as proposições deste artigo. Depois, apresentamos as práticas do flâneur, conhecidas como flânerie, como uma proposta metodológica que pode auxiliar na investigação das molduras, das características do território de experiencia das mídias. Acreditamos que o conceito de molduras, impulsionado pela prática da flânerie, permite que coloquemos as pesquisas de midiatização em tensão e que adicionemos uma nova camada de investigação a elas, enriquecendo-as. Por fim, apresentamos exemplos.

Publicado
2019-08-24
Como Citar
ORLANDIN, Jardel. Flâneries para investigação de molduras: da incorporação das práticas do flâneur para o estudo dos territórios de experiência das mídias. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 3, ago. 2019. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/278>. Acesso em: 19 abr. 2024.