AS PRIMEIRAS PISTAS NO/DO CAMINHO: INFERÊNCIAS INICIAIS DE UMA PESQUISA SOBRE A MIDIATIZAÇÃO DA PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA

  • Marco Túlio de Sousa

Resumo

Este texto constitui um primeiro exercício reflexivo de uma investigação em curso em que se procura analisar a midiatização do ritual de peregrinação a Santiago de Compostela. Baseado nas operações lógicas de abdução, indução e dedução que Verón (2013) discute a partir de Peirce e nas etapas da pesquisa científica de estudos de caso apontadas por Braga (2005, 2008), apresentamos os primeiros indícios recolhidos em três grupos de facebook dedicados ao Caminho. Tendo tais indícios por referência elaboramos um conjunto de inferências que nos sinalizam que a midiatização do ritual de peregrinação tem como uma de suas consequências a emergência de um novo modo de vivenciar tal experiência que se traduz em narrativas seriadas que incorporam aspectos do consumo e do entretenimento.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
DE SOUSA, Marco Túlio. AS PRIMEIRAS PISTAS NO/DO CAMINHO: INFERÊNCIAS INICIAIS DE UMA PESQUISA SOBRE A MIDIATIZAÇÃO DA PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA. Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2526-222X. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminariointernacional/article/view/71>. Acesso em: 20 out. 2017.