Um Diálogo entre Retórica Processual e Condicionamento Operante através do jogo Monster Hunter World

  • Henrique Inácio Weizenmann PUCRS

Resumo

O presente artigo aborda a uma aproximação entre a tese da Retórica Processual, de Ian Bogost (2007), e do Condicionamento Operante, de Burhuus Skinner (1938). Para facilitar a compreensão da aproximação, utiliza-se o jogo Monster Hunter World (2018) como objeto onde se aplica a aproximação das duas teorias. Num primeiro momento, apresenta-se cada uma das teorias, sendo a Retórica Processual sobre a comunicação em jogos digitais e o Condicionamento Operante sobre o comportamento humano e ligada à psicologia. Apresenta-se o objeto para análise e passa-se à convergência entre as duas teorias dentro do objeto. Termina-se o texto com considerações finais sobre o alcance da aproximação.

Publicado
2024-09-14
Como Citar
WEIZENMANN, Henrique Inácio. Um Diálogo entre Retórica Processual e Condicionamento Operante através do jogo Monster Hunter World. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 6, sep. 2024. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1695>. Acesso em: 22 jan. 2025.