A INFLUÊNCIA DO LÍDER DE OPINIÃO NAS COMUNIDADES RURAIS

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RADIOFÔNICO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TUPARENDI E PORTO MAUÁ A PARTIR DA TEORIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO

  • Bárbara Avrella

Resumo

O artigo destaca a influência do líder sindical Itálico Cielo, em comunidades rurais do noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente em Tuparendi e Porto Mauá, municípios abrangidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por meio de programa radiofônico, transmitido semanalmente pela Rádio Noroeste, de Santa Rosa-RS. Em razão de sua atuação na entidade, seja como presidente ou outros cargos, compreende-se que Cielo exerce o papel de líder de opinião nessas comunidades, e o programa de rádio tem importância para o cumprimento desse papel. O estudo foi fundamentado na teoria da folkcomunicação e desenvolvido por meio de análise de conteúdo.

Publicado
2018-07-07
Como Citar
AVRELLA, Bárbara. A INFLUÊNCIA DO LÍDER DE OPINIÃO NAS COMUNIDADES RURAIS. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 2, jul. 2018. ISSN 2526-222X. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminariointernacional/article/view/202>. Acesso em: 16 out. 2019.