Ideologia e imaginário na polarização política: a Batalha da Maria Antônia nas páginas de Folha de S. Paulo e O Globo

Ideology and imaginary in political polarization: the Battle of Maria Antonia in the pages of Folha de S. Paulo and O Globo

  • Luana Chinazzo Müller

Resumo

O presente artigo tenciona recuperar a narrativa da “Batalha da Maria Antônia”, episódio de violência e incivilidade protagonizado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Mackienze. Para isso, debruça-se nos impressos O Globo, um dos maiores do Brasil e objeto de estudo de mestrado da autora, e Folha de S. Paulo, principal veículo do estado onde o evento ocorreu, desvelando o imaginário da polarização política e ideológica. Nossa fundamentação teórica baseia-se nos estudos sobre imaginário e sua relação com a ideologia de Juremir Machado da Silva (2003; 2017) e Michel Maffesoli (2011). Para desenvolver a análise, usamos as Narrativas do vivido (Silva, 2003; 2010) como procedimento metodológico.

Publicado
2019-08-23
Como Citar
MÜLLER, Luana Chinazzo. Ideologia e imaginário na polarização política: a Batalha da Maria Antônia nas páginas de Folha de S. Paulo e O Globo. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 3, ago. 2019. ISSN 2526-222X. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminariointernacional/article/view/263>. Acesso em: 16 out. 2019.