Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

A midiatização do movimento “Coletes Amarelos”: religião e política 157 Esse emaranhado de simbolismo, que traz o fato re- ligioso e a questão religiosa de volta à praça pública francesa em conexão com os fatos tradicionalmente seculares, ao mesmo tempo que lhes dá o poder de participação como atores plenos na esfera pública, representa um efeito da midiatização profun- da característica de nossas sociedades. A midiatização permite abertura e acesso a vários domínios da realidade. Como um fe- nômeno global, facilita a exposição e articulação de vários mun- dos sociais e a conexão com mundos novos, explicitamente des- cartados ou esquecidos, uma conexão que provavelmente não é possível fora da comunicação mediatizada aumentada. 4. “Coletes Amarelos”: a espiritualização da política Por outro lado, a religião encontra seu gosto histórico pela política. O movimento dos “Coletes Amarelos” é uma opor- tunidade imperdível para a religião espiritualizar a política. As- sim, embora em condições usuais a expressão de fé em lugares públicos tenha recebido pouco apoio e até gerado certa hosti- lidade amplamente compartilhada, no contexto do movimento dos “Coletes Amarelos”, ela espiritualizou a ação política e reu- niu uma simpatia particular que legitima o ato religioso na via pública. Na verdade, os padres vão se ajoelhar e rezar entre os “Coletes Amarelos” ou abençoar as ruas que se tornaram palco de reivindicações sociais, como a Champs-Elysées. Outros pa- dres vestindo coletes amarelos sobre as batinas e brandindo a cruz no pescoço juntaram-se aos manifestantes nas rotatórias para “devolver a dignidade aos trabalhadores” (foto 4). Na mes- ma perspectiva, a política encontra nuances de espiritualidade quando as freiras se misturam à multidão de manifestantes e dançam, como em Avignon, com coletes amarelos ou quando, em meio às festas da natividade, os padres celebram missas de Natal em locais públicos onde são recolhidos coletes amarelos (foto 5). A espiritualização da política acionada pelo movimen- to dos “Coletes Amarelos” não é apenas da ordem simbólica. Também é discursiva. Combinar a retórica bíblica e religiosa

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