Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

A midiatização do movimento “Coletes Amarelos”: religião e política 163 Foto 11. Política dessecularizada Fonte: France 3-regions.fr et franceculture.fr. A midiatização d o movim e nto pela mídia expressa um apagamento das fronteiras entre a esfera do privado, o lugar da religião no paradigma da sociedade francesa, e a esfera públi- ca, o lugar da política nas representações políticas, midiáticas e cidadãs. A midiatização abre uma porta para a entrada da de- manda pelo espiritual, narrativas que apelam a transcendências mais ou menos vinculadas a tradições religiosas institucionali- zadas, mais ou menos purificadas dos traços e características clássicas da religião, por meio de vocabulários e elementos da linguagem sagrada. 6. Conclusões Esta tentativa de responder à nossa pergunta inicial – como e por que a midiatização do movimento “Coletes Ama- relos” articula referências políticas e religiosas em um espaço público que sempre denunciou o amálgama entre religião e po- lítica? – leva-nos à conclusão de que o sentido da midiatização do movimento dos “Coletes Amarelos”, considerando as suas raízes políticas e religiosas, é o de uma ponte, de lugares de passagem entre duas visões de mundo, entre o materialismo e o idealismo. Na midiatização do movimento dos “Coletes Ama- relos”, a publicização da religião é, na verdade, a divulgação do

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