Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Entre meios: o lugar da midiatização 293 que, embora atingidos pelas novas tecnologias digitais, são dis- tintos enquanto comunicação e informação. Ou seja, essas tecnologias estão na raiz das diferenças que se podem observar nas midialogias contemporâneas que, com forte coloração política entendida como matriz de uma nova epistemologia da comunicação, exigem a superação das certezas conceituais e metodológicas que pareciam ter defini - do, de uma vez por todas, o que se entende como comunicação, que, transmissiva, apresentava-se como instrumento utilitário de poder, na utilização dos meios técnicos manipulados admi- nistrativamente. Viver entre meios exige que identifiquemos ou - tro ambiente informacional e a produção de uma epistemologia provisória, mas atenta às diferenças midialógicas que se fazem urgentes. É indispensável reconhecer que o desenvolvimento das tecnologias digitais acelerou a relação entre comunicação e informação e permitiu aproximar, de modo entrópico e in- seguro, mas certamente mais consequente do ponto de vista cognitivo, outras bases de estudo para a comunicação, que, fi - nalmente, parece obrigada a reconhecer que a dimensão políti- ca lhe é inerente, assim como ela é matriz da cultura (FLUSSER, 2014, p. 45). Essa dimensão política considera não apenas a relação entrópica que se estabelece entre informação e comu- nicação, mas também a intrínseca diferença entre mediações e interações, entre emissão e recepção, entre receptor e público, entre comunicação de mensagens e estratégias de conhecimen- to, entre bases monolíngues e aventuras dialogantes abertas à alteridade como possibilidade comunicativa, embora irregular e imprevisível. Nessa dimensão, a midiatização que interessa estudar na contemporaneidade exige perceber que meios, midialogias e midiatização são convergentes e podem se relacionar, mas tam- bém e sobretudo que a comunicação contemporânea não pode dispensar raízes genealógicas que valorizam suas bases políti- cas e consideram comportamentos compatíveis com um planeta em vertiginosa transformação, mas atento à construção de va- lores, relações e processos culturais que privilegiam contatos, afetos, multiplicidades e diferenças entre todos.

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