Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Polarização como estrutura da intolerância (uma questão comunicacional) 305 torna constitutiva e definidora do próprio perfil das diferenças. Se o binarismo opositor é uma condição necessária para o de- senvolvimento polarizado, não parece ser suficiente para sua implantação. Faz parte, ainda, dessa organização das coisas uma sobre-ênfase da diferença, em formatação binária excludente . Nas situações polarizadoras, o outro, definido no polo oposto, é visto exclusivamente pela característica que o faz ser classificado como diferente. Reduzido a essa dimensão única, são apagados todos os indicadores que o poriam em espaço de pluralidade, permitindo interações. O único vínculo entre os po- los passa a ser o eixo da diferença excludente. A própria entidade redutora se autolimita: “ minha po- sição”. O mundo passa a ser composto por um processo classifi - cador binário, nós versus adversários, já não pela simples cons- tatação do desacordo, mas pela redução dos dois polos à dimen- são única de uma diferença radicalizada. Paralelamente, desaparece todo esforço inferencial de ajuste dos códigos compartilhados à situação concreta, que poderiam se voltar para reelaborações conjunturais de inter- pretações, de ponderações que, no processo interacional das comunicações humanas, completam os códigos, permitindo seu acionamento eficiente. Os exemplos são fáceis de perceber: todos os que dis- cordam, hoje, no país, de uma atitude contraditoriamente deno- minada “liberal” se veem imediatamente categorizados em um código polarizador – “comunistas”. O mesmo tipo de estrutura age no racismo e na homofobia. As situações polarizadas se encontram, então, em uma zona de risco de ruptura. Aparece aqui outra qualidade negativa, a que se referem aquelas atitudes e comportamentos de into- lerância, antagonismo e ódio. Desaparece a busca de ação em comum entre diferenças. A ruptura é a cessação do processo de comunicação 3 . A ruptura, em si, na medida em que fizesse simplesmen - te cessar o trabalho de articulação afastando os opostos, deixaria 3 Embora não seja o único modo. A indiferença, o simples não reconhecimen- to, o tédio, a ausência de objetivos e de problemas em comum, assim como o enrijecimento de códigos inflexíveis, podem ser fatores de uma ausência comunicacional.

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