Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Luís Mauro Sá Martino 44 A virtude, explica Aristóteles, são as práticas dos seres humanos virtuosos; para além de qualquer definição circular, aqui parece existir proposta de ação pedagógica: a interação entre o fazer e o compreender. É fazendo ações corretas que se aprende o que é uma ação boa – em termos contemporâneos, a prática do respeito à diferença e da convivência com a alterida- de é crucial para a cidadania. O hábito, além de uma dimensão cognitiva, tem uma dimensão ética – não há conhecimento que não esteja ligado a uma ética referente às suas condições de elaboração, prática e uso. Dessa maneira, a interação tensional, mediada social e culturalmente, com o ambiente é o elemen- to responsável por formar os hábitos do ouvinte a partir dos quais deriva o sucesso das lições – ponto retomado por Bour- dieu (1983). Isso pode ser aproximado da perspectiva utilizada por Freire (1993; 1997) em sua experiência de alfabetização: ao interseccionar o mundo das relações sociais, da história e da crítica para o âmbito de seu trabalho pedagógico, o sucesso das lições não é apenas ligado aos hábitos do ouvinte propício, mas também, no exame crítico dessas condições, apresenta-se como reflexão transformadora. Trazer os “hábitos do ouvinte” para dentro da sala de aula é, portanto, trazer suas vivências, suas experiências e suas transformações. A aula, lembra Freinet (1997), não pode se se- parar da vida. A descoberta, a investigação, a responsabilidade e a cidadania estão presentes dentro e fora dos muros da escola. É nessa ligação, problematizada mas contínua, entre o “dentro” da sala de aula e o “fora” da vida dos alunos, que se torna interes- sante o ato de aprender. Enquanto a escola se esforçar em deixar a vida do lado de fora, afirma o educador francês, não haverá como trabalhar os interesses dos alunos de maneira a propor- cionar um ambiente para o conhecimento coletivo. E quais os hábitos, nesse sentido cognitivo e prático, dos ouvintes de hoje? Uma primeira resposta poderia ser resumida em “entretenimento e cultura pop”. De maneira mais elaborada, seria possível acrescentar “séries norte-americanas”, “teleno- velas”, “desenhos animados” e “games”. A resposta, em termos mais conceituais, parece levar à noção de “ambiente midiático” e de “sociedade mediatizada”.

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