Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Midiatização, sociedade e sentido: conceitos transversais 79 se compunha de três partes: locutor, discurso e ouvinte, com o objetivo de modificar o comportamento do ouvinte. Mesmo com as atualizações e precisões posteriores do sistema, ainda preva- lecia a concepção de que havia uma ação direta do emissor que passava a sua mensagem para um receptor passivo. Considera- va-se que esta mensagem chegava ao destinatário sem nenhuma interferência externa ou interna. Esta posição evoluiu ao longo da história. Avançou-se para a visão de um receptor ativo 2 . Aquilo que era comunicado pelo emissor sofria uma ação do receptor que o interpretava de acordo com a sua própria realidade, colocando no polo do recep- tor uma ação que, de certa maneira, contrabalançava o objetivo do emissor ao transmitir a mensagem. Com o tempo, houve uma melhor precisão, visto que esta ação do receptor não era uma atividade pura e simples, mas uma atividade condicionada por mediações. Na relação entre receptor e emissor atuavam mediações que faziam com que a mensagem fosse reinterpretada a partir de mediações sociocul- turais, psicológicas, individuais, familiares, até vídeo-tecnológi- cas. Esta posição, por exemplo, foi inaugurada e desenvolvida por Jesús Martín-Barbero, com ápice no seu livro Dos meios às mediações 3 . 1. A transversalidade Uma perspectiva adequada para estudar, analisar e compreender a comunicação hoje é abordá-la a partir de seus temas transversais. Isto é, determinar, ou apenas elencar, os te- mas transversais em torno aos quais se pode nuclear a realidade de uma sociedade em midiatização. Por isso, antes de avançar nessa conexão, tratemos bre- vemente o que se entende por conceitos transversais . 2 Em 1982, a União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) começou a fazer essa inflexão quando repensou o seu projeto de Leitura Crítica da Comunicação (LCC). 3 MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações . Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. Mais tarde, seu pensamento disseminou-se por todo o continen- te. Um grande divulgador dessa posição foi o pesquisador mexicano Guillermo Orózco Gómez, discípulo de Martín-Barbero.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz