Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Midiatização, sociedade e sentido: conceitos transversais 85 que o dispositivo “é um lugar de inscrição que se transforma em operador de novas condições de produção e recepção, e, ao mes- mo tempo, passagem e meio” 20 . Para ele, “a pesquisa sobre os dispositivos na perspectiva da circulação/midiatização é sem- pre inferencial, produtora de proposições e novos questiona- mentos” 21 . Desse modo, constata que “a inscrição dos processos sócio-antropológicos nos dispositivos midiáticos produz novos usos, práticas e interações sociais midiatizadas” 22 . A posição de Jairo Ferreira, sumariamente apresentada acima, coloca a questão dos dispositivos como um tema transver- sal que permite uma abordagem sistêmica da midiatização hoje. 3.4. Imagens-totens A pesquisadora Ana Paula da Rosa 23 valoriza, por sua vez, o conceito de imagens-totens, 24 apresentado em sua tese de doutorado e seu objeto de estudos relacionado com o conceito de midiatização. Para ela, pensar imagens hoje é pensá-las na ambiência da midiatização, uma vez que os processos sociais es- tão atravessados pelas lógicas de mídia. No entanto, falar em construção simbólica de imagens deman- da abordar o poder simbólico 25 . Desta forma, podemos dizer que imagens-totens são imagens de poder, de modo a constituir símbolos de um acon- 20 FERREIRA, Jairo. Como a circulação direciona os dispositivos, indivíduos e insti- tuições? In: BRAGA, José Luiz; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antônio; GOMES, Pedro Gilberto (org.). 10 Perguntas para a produção de conhecimento em comu- nicação . São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013. p. 147. 21 Ibidem, p. 148. 22 Ibidem. 23 Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Si- nos (Unisinos). Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós- -Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos – Linha de Pesquisa Mi- diatização e Processos Sociais. 24 ROSA, Ana Paula da. Imagens-totens em permanência x tentativas midiáticas de rupturas. In: ARAUJO, Denize Correa; CONTRERA, Malena Segura (org.). Teorias da imagem e do imaginário . Brasília: COMPÓS, 2014. v. 1, p. 03-68. 25 Ibid., p. 28.

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