Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital 91 agência dos objetos. Isso prejudicaria a análise dos fenômenos comunicacionais como um todo, e dos da cultura digital em par- ticular 4 . Essa é a hipótese central desse artigo. Estudos de mate- rialidade foram sempre periféricos nos estudos de comunicação (QUANDT; VON PAPE, 2010, p. 330). Lievrouw aponta acertada- mente para o problema de uma forma global: […] a maioria dos estudos de tecnologia no campo da comunicação, informada por fluxos clássicos de pesquisa em mídia, continua a seguir uma linha culturalista amplamente construtivista, privile- giando os significados e apropriações sociais e cul- turais das tecnologias, enquadrando a tecnologia principalmente como resultado ou expressão da cultura. Como resultado, a mudança para enten- der conceitualmente o caráter social e material intrínseco da tecnologia da comunicação como igualmente definitivo e codeterminante perma - nece como um projeto inacabado na pesquisa em comunicação e mídia (LIEVROUW, 2014, p. 24). Por neomaterialismo entende-se um conjunto de pres- supostos surgidos nos anos 1980 e 1990, a partir de diferentes autores e escolas: teoria das materialidades de origem germâ- nica (GUMBRECHT; PFEIFFER, 1994; KITTLER, 1999), sociolo- gias monadológicas (BENSUSAN; FREITAS, 2018), como a Teoria Ator-Rede (LAW, 1992; LATOUR, 2005, 2015; CALLON, 2006); filosofias orientadas a objetos e agenciamentos (DE LANDA, 2006; VERBEEK, 2005; HARMAN, 2011; BENNETT, 2010), pós- -humanismo, feminismo e estudos de gênero (HARAWAY, 1987; BARAD, 2007; BRAIDOTTI, 2013), entre outros. Em relação à atual cultura digital destacam-se os trabalhos de Pink et al . (2016), Lupton (2016) e Dourish (2016, 2017). O neomaterialis- mo herda argumentos desenvolvidos nos séculos XVIII, XIX e XX, tais como os de empirismo radical (HUME, 2003; JAMES, 1912), modos de existência (SOURIAU, 2009), agenciamento (DELEUZE; GUATTARI, 1995), coletivos/associação/monadologia (LEIBNIZ, 4 Estudo preliminar em andamento no Lab404 analisa textos dos GTs “Comunica- ção e Epistemologia” e “Comunicação e Cibercultura” (2013-2019) da COMPÓS e indica que a perspectiva antropocêntrica é hegemônica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz