Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações)

Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital 99 Panopticum : Textos que veem tudo com os mesmos olhos, presos nas clássicas teorias da comunicação, centrados nos autores canônicos, enquadrando todos os objetos em fra es preestabelecidos e inegociáveis. Tudo é explicado sem necessi- dade de reconhecer a agência dos objetos ou as materialidades envolvidas. As teorias preestabelecidas servem para analisar qualquer estudo empírico, independentemente das controvér- sias em questão (agregam os tipos Maia e Object-Washing ). Ouroboros: Os textos de grande transcendência, que parecem começar pelas grandes conclusões sobre o mundo, o universo e tudo mais. Sem qualquer empiria ou agência de não humanos, parece que estão iniciando um debate, mas o que fa- zem é rodar sobre os seus próprios eixos, mordendo o próprio rabo, girando em torno de temas e assuntos, saltando da dimen- são micro para a macro e vice-versa (reforçando os tipos Maia, Object-Washing e Panopticum ). Uma metodologia que vise tratar o objeto pelo pressu- posto neomaterialista deve buscar reconhecer, em uma deter- minada controvérsia, o fluxo das mediações radicais (ou seja, a agência de humanos e não humanos sem centralidade a priori ) produzindo resultados localizados e provisórios. Os modos de existência são importantes para qualificar a mediação, apontan- do as diferenças nos agenciamentos, as afetações e a preposição (lugar específico da mediação) a fim de produzir o falar bem, as condições de felicidade. Pode-se analisar o problema das redes sociais pelo viés de gênero, da privacidade, da vigilância, das re- lações intersubjetivas, etc. Para cada modo, mediadores impor- tantes aparecerão. Ele é importante como etapa de fechamento da caixa-preta, reagregação do problema e indicação de propo- sições sobre a controvérsia em questão. Esse resultado será adi- cionado à própria controvérsia, servindo como um elemento na disputa sobre o problema. Esses são os passos propostos: 1. identificar o modo, a preposição, a controvérsia; 2. identificar todos os atores envolvi - dos e como eles se expressam (interfaces, documentos, patentes, formas de ação, etc.); 3. mapear as formas de mediação ou trans- dução, entendendo que ações, sentidos e forças são produzidos; 4. reagregar o problema criando mais um elemento que possa ser instituído na construção da verdade. Os instrumentos para

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