Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Magali do Nascimento Cunha 158 (2) a intensa ocupação de espaços nas mídias tradicio- nais (rádio e TV) por grupos evangélicos, majoritariamente os pentecostais, em programação própria e não, ampliada pela ex - tensa participação dos variados segmentos desse grupo cristão nas mídias digitais; (3) o crescimento do mercado da religião e o avanço do marketing religioso, que consolida os cristãos como um seg- mento de mercado, por meio da oferta de produtos e serviços es- pecialmente concebidos para atender às suas necessidades reli- giosas, sejam de consumo de bens ou de lazer e entretenimento; (4) maior ocupação de espaço pelos evangélicos na política institucional, com a consequente consolidação da ban- cada evangélica no Congresso Nacional, articulada como Frente Parlamentar Evangélica (FPE), e a ampliação dos esforços, da parte de algumas igrejas e de suas lideranças, por mais presença e participação nos poderes executivo, legislativo e judiciário; (5) emergência de um ativismo político entre evangéli- cos, para alémda política institucional, comdiscussão e realização de campanhas relacionadas a temas da pauta política, convocação para ações públicas e intensa atividade nas mídias digitais; (6) ampliação dos casos de intolerância religiosa, com maior incidência contra pessoas e grupos de religiões de matriz afro-brasileira, o que provoca presença mais intensa destes gru- pos no espaço público com reivindicações do direito à liberdade religiosa. Este estudo se dedica ao fenômeno da ampliação da ocupação de espaço pelos evangélicos na política nacional, com ênfase no lugar das mídias neste processo. Destina-se atenção a um fenômeno em particular: a emergência do ativismo político evangélico. O objetivo é demonstrar como a midiatização das religiões, especificamente o processo que envolve a fé evangéli - ca no Brasil, é potencializadora deste fenômeno, provocando o surgimento do ativismo político digital evangélico. O estudo é desenvolvido em perspectiva interdisciplinar divisões dos grupos missionários (Deus é Amor, Brasil para Cristo, Cristo Vive, Igreja de Deus) ou que iniciam igrejas com base na ação de um líder carismá- tico e privilegiam propostas mais massivas e centradas em presença midiáti- ca (Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Renascer em Cristo, entre muitas outras).

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