Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Religiões na pólis midiática: midiatização, evangélicos e política no Brasil 163 os meios de comunicação institucionalizados formam parte da circulação geral de símbolos dentro da vida social” (1999, apud SILVERSTONE, 2006, p. 168-169, tradução livre). Esta noção se relaciona ao que Jesús Martín-Barbero explica quando se refere às “mediações comunicacionais na cultura”: Inverto meu primeiro mapa [as mediações cultu- rais da comunicação] e proponho as mediações comunicativas da cultura que são: a “tecnicidade”; a “institucionalidade” crescente nos meios como instituições sociais e não apenas aparatos, insti- tuições de peso econômico, político, cultural; “a socialidade” – como o laço social está se transfor- mando para os jovens, como as relações entre pais e filhos, e entre casais estão mudando. [...] E, final - mente, as novas “ritualidades” que acontecem em relação aos novos formatos industriais possibili- tados pela “tecnicidade”. De alguma maneira, nes- se momento aceito que muda o lugar a partir do qual estava olhando. [...] Era preciso assumir não a prioridade dos meios, mas sim que “o comunicati- vo está se transformando em protagonista de uma maneira muito mais forte” (2009, p. 151-152). No que diz respeito à midiatização das religiões, Fausto Neto afirma essas “novas ritualidades” ao reconhecer que, no contexto a que Martín-Barbero se refere das novas interações via “tecnicidade”, ocorrem uma “construção e publicização das novas formas de religiosidades” (2002, p. 152). Para o pesqui- sador, estas novas formas se constituem na dinâmica em que grupos religiosos “subordinam” suas práticas e pautas de ação a processos de produção “que são tomados como empréstimos à esfera do campo dos media”. Identificamos, portanto, que novos fluxos comunica - cionais – a circulação de sentidos e valores pelas fronteiras reli- giosas porosas – passam a dar novo significado às experiências e práticas e às doutrinas enraizadas nas tradições religiosas evan- gélicas brasileiras, conforme trataremos a seguir.

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