Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Midiatização, pólis e eventos de fronteira. Análise da noticiabilidade sobre o CUT BRA-PY-AR 181 dades nacionais como entre sociedades vizinhas e estrangeiras, estruturando a circulação globalizada de informação. Aponta-se, noutro aspecto, o posicionamento de Roger Silverstone (2010) sobre a cultura dos meios, no qual a midia- tização se caracteriza “como um processo fundamentalmente dialético, ainda que nem sempre igual, em que os meios de co- municação institucionalizados fazem parte da circulação geral de símbolos no interior da vida social” (SILVERSTONE, 2010, p. 168). O falecido autor britânico apontaria para a característica performativa da cultura midiatizada quando dizia: Poderia definir-se a cultura dos meios [...] como o espaço de aparição na modernidade tardia, não apenas no sentido de lugar em que o mundo apa- rece , mas também no sentido de que a aparição (o fato de aparecer) como tal constitui esse mundo (SILVERSTONE, 2010, p. 51). 3 A midiatização é aqui tomada como processo social prenhe da vida cotidiana, afetada pela relação material que os sujeitos detêm com as tecnologias. Sua concepção reconhece o que os pesquisadores da Comunicação brasileiros nos acostu- mamos a denominar mídia, vale dizer, um conjunto de disposi- tivos de distinta origem e complexidade diversa. Entranhados na cultura midiática, o contexto social investe em percepções semióticas que, conforme o juízo de Eliseo Verón (2014), produ- zem os elementos caracterizadores da midiatização. Prosseguindo na perspectiva institucionalizada da mi- diatização através do estudo das mídias profissionais, tratando especificamente da atividade jornalística de produção de notí - cias, persigo o propósito de reconhecer o que se midiatiza num processo de midiatização que envolve as chamadas periferias. Para tanto, uma digressão se faz necessária. O estudo da noticiabilidade dos espaços periféricos brasileiros, vale dizer, as condições que presidem o relato siste- mático em parâmetros vulgarizados pela mídia comercial, per- 3 No original: “ Se podría definir la cultura de los medios [...] como el espacio de apa- rición en la modernidad tardía, no sólo en el sentido de lugar en el que el mundo aparece, sino también en el sentido de que la aparición (el hecho de aparecer) como tal constituye ese mundo ” (SILVERSTONE, 2010, p. 51).

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