Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

José Luiz Braga 266 – requer enfaticamente o trabalho inferencial, a invenção social, a produção experimental de arranjos interacionais (BRAGA, 2018) com base na prática social. À diferença de outros momentos históricos, em que cam - pos especializados (ou emprocesso acelerado de especialização) geraram seus códigos de interação em seus âmbitos próprios de sistemas de relações setorializados, parece haver uma genera- lização dispersiva do processo inventivo. Certamente com uma diversidade propiciadora de criatividade, com uma ampliação e diversificação de origens para iniciativas, mas também com uma dispersão de aparência incontrolável. Esta parece ser, então, a principal questão em estudo – não as lógicas das redes sociais, seus elementos de código mais visíveis (como o são as lógicas materiais das tecnologias postas) –, mas as experimentações em curso na sociedade. É, aliás, nesse ân- gulo que as tecnologias são melhormente investigadas: não como determinadoras de processos, mas como um setor em experimen - tação diante do que, tentativamente, se define como “urgência”. Para articular essa macroquestão comunicacional com uma analítica de redes digitais específicas, parece interessante se voltar não para lógicas (específicas ou transversais) que expli- quem o funcionamento das redes e definam seus padrões mais relevantes (como se se tratasse de códigos plenamente estabe- lecidos), e sim para evidenciar os problemas e desafios que a experimentação social está trabalhando. 8. Conclusão O que pode assegurar, do ponto de vista teórico, um trabalho articulador entre resultados de uma analítica da diver- sidade é a busca de dimensões de variação que permitam supe- rar a simples dispersão. As dimensões de variação encontradas permitem relacionar os elementos variados por referência aos aspectos segundo os quais variam. Não se trata, então, de alinhar lógicas teóricas que deci- dam os elementos caracterizadores, mas sim fazer observação do que os próprios participantes sociais estão tentando arranjar com suas experiências em curso.

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