Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Midiatização, comunicação e algoritmos: uma proposta teórico-metodológica... 289 Aforisma: A promessa de amor fati , por gestão das afi - nidades eletivas, pode se transformar em odium fati . *** Adaptação, regulação, ritmos e irrupções Os processos adaptativos podem ser observados nas interações, em estímulos, respostas, reforços, patologias de po- der (perversões), manifestando ou dissimulando esquizofrenias sociais, psicológicas e antropológicas, com direcionamentos so- ciocognitivos que podem sobrepor os limites inclusive das re- gulações e ritmos da microconstelação. Não só eventualmente, irrupções psico-sócio-antropológicas podem emergir na cons- telação. Ou, eventualmente, a capacidade adaptativa equaciona novas soluções no âmbito do circuito. Essa categoria se refere à interface entre midiatização e processos sociocognitivos (re- ferenciados em Piaget, particularmente em sua obra “Estudos Sociológicos”). Consolida-se em artigos e pesquisas empíri- cas com orientandos (KAEFER, 2017; BEHS; FERREIRA, 2020; CORTES, 2019). Aforisma: A adaptação às “bolhas de afeto” não alcan- ça as regulações co-operatórias e operatórias, o que produz um ambiente propício a irrupções (rupturas dos circuitos). *** Processos de reconhecimento na perspectiva co- municacional e social, de atores e instituições envolvidos nas interações Essa categoria resulta de pesquisas realizadas no últi- mo triênio de nossa pesquisa, ainda em processo de finalização. Nessa pesquisa, a interface central é entre as proposições de Eliseo Verón sobre lógicas de produção e lógicas de reconheci- mento e aquelas sugeridas por outros campos científicos, em es - pecial a sociologia crítica de Bourdieu (FERREIRA, 2017, 2018). Aqui se coloca a questão das classes e das classificações, da con - flitualidade social, objetiva e subjetiva, atualizada nas interações em curso. Aforisma: A promessa de afinidade é também a de um reconhecimento fusional, sem rodeios, o que entra em tensão com as forças inversas dos habitus individuais, resultante de

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