Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Vera V. França 30 é possível falar da mídia como um locus de com- preensão da sociedade (GOMES, 2017, p. 78). Com formulações um pouco distintas, há uma conver- gência nas questões trazidas por nossos autores: a midiatização compreende um novo ambiente sociocultural; introduz novos padrões de mediação e de interação; possibilita novas formas de percepção e cognição. Se o fenômeno é diretamente relacionado ao surgimento e expansão das novas tecnologias comunicacionais na sociedade – tecnologias que não substituem, mas se agregam aos artefatos anteriores –, o conceito se estende para além da pre- sença da técnica e se atém sobretudo às suas consequências e afe- tações, àquilo que a sociedade se torna com elas e a partir delas. Santaella destaca particularmente os efeitos semióticos, as novas linguagens e códigos, as novas dinâmicas de produção de senti- do. O enfoque de Sodré é mais abrangente: houve uma alteração nas próprias condições antropológicas, um novo ethos , uma nova maneira de viver no quarto bios . Braga atenta para a mudança nos processos interacionais, nas formas de relacionamento; junto comFausto Neto, destaca a dinâmica interativa sucessiva produzi- da na circulação de mensagens, que produzem e se inscrevem em diferentes circuitos (BRAGA, 2012). Gomes, por sua vez, no cami- nho delineado por Sodré, faz uma pontuação interessante, explo - rando o conceito de midiatização como uma chave hermenêutica: “a sociedade percebe e se percebe” a partir da mídia – o que tanto indica os meios como “mediadores” da realidade (meios atuando na percepção que os membros da sociedade têm de sua realida- de) quanto destaca o estudo do fenômeno como um caminho para se compreender a própria sociedade. II - Sistematizações A temática da midiatização e cultura midiática vem sendo bastante discutida por pesquisadores da Inglaterra (Nick Couldry, Sonia Livingstone) e, de forma ainda mais acentua- da, por pesquisadores da Europa do Norte (Gudmund Hernes, Andreas Hepp, Stig Hjarvard, Friedrich Krotz, Winfried Schulz, Jesper Stromback).

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