Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Vera V. França 34 Cultura de massa e indústria cultural O conceito de “indústria cultural”, cunhado por T. Adorno e M. Horkheimer, surge no final dos anos 1940, nummo - mento de presença forte dos meios de massa. Seu correlato, em outras tradições do mesmo período, era o conceito de “cultura de massa” (MORIN, 1962 [1977]). Sem entrar aqui na distinção dos dois conceitos, podemos resgatar seus elementos centrais: presença maciça desses novos meios, marcados por um fluxo unilateral; constituição de audiências massivas; natureza co- mercial (mercadológica) da produção cultural; viés (ou nature- za) ideológico(a), consumando processos de manipulação e alie- nação. O conceito se referia basicamente à atuação da imprensa escrita (jornais e revistas), cinema, rádio e televisão. O conceito de midiatização , por sua vez, busca abarcar um cenário mais amplo, que inclui a presença determinante dos meios digitais e um processo de inter-relação entre eles (con- vergência). O fluxo unilateral é substituído por diferentes flu - xos. Problematizam-se as ideias de manipulação e alienação: os meios manipulam produtos, mas não consciências. Receptores passivos são substituídos por usuários ativos; usos diferencia- dos, releituras, resistências, fluxos e contrafluxos tornam os am - bientes comunicacionais muito mais complexos. Permanece, nas discussões atuais (com menor ou maior ênfase, dependendo do autor), a referência à força dos in- teresses econômicos, à dimensão mercadológica, aos interesses corporativos que penetram e buscam hegemonizar o novo am- biente. Embora o conceito de ideologia se faça pouco presente nos estudos sobre a midiatização, grande parte deles destaca o quanto o uso das novas plataformas agudiza os conflitos de inte - resses e cria um ambiente de polarização. Talvez possamos dizer que o conceito de indústria cul- tural, na sua formulação original, foi ultrapassado – mas não a Teoria Crítica que lhe dava embasamento. A indústria cultural, enquanto fenômeno (prática), ainda existe e se ampliou enor - memente; se a televisão aberta, os jornais impressos, por exem - plo, vêm perdendo importância, serviços de streaming (como a Netflix), canais alternativos (via YouTube) mostram que a pro - dução industrial da cultura está mais viva que nunca. O conceito

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