Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Ilya Kiriya 88 e uma grande variedade de produtos culturais diferentes, como produtos reprodutíveis que dependem de trabalhadores cria- tivos, produtos semirreprodutíveis cuja circulação é artificial - mente limitada para manter a raridade e os preços altos, inter- câmbios sociais organizados principalmente pelas novas mídias sociais e máquinas de busca. Essa variedade de produtos e lógicas de funcionamen- to durante os últimos 20 anos é, em grande parte, movida por mudanças digitais, proliferação da penetração da Internet mó- vel e de plataformas de telecomunicações, diversidade crescente dos dispositivos de consumo. Todas essas mudanças permitiram aos pesquisadores associar indústrias culturais a um segmento maior de “indústrias de conteúdo” e encontrar muitos pontos comuns entre formas industriais e criativas muito heterogêneas de produtos nesses campos (MIÈGE, 2000; BENGHOZI, 2011). A passagem para uma grande variedade de plataformas e a am- pliação do campo das indústrias culturais para a indústria de conteúdo foram acompanhadas por algumas mudanças corpo- rativas e, principalmente, a financeirização do setor, que se tor - nou um dos mais poderosos e presentes no mercado financeiro (BOUQUILLION, 2008). Este artigo tenta ampliar esse processo através de um processo mais amplo – o incremento do campo industrial devido a alguma midiatização. Artes cênicas midiatizadas Nos últimos 15 anos, especialmente após a implemen- tação de alguns programas governamentais para indústrias criativas ( Creative Britain. New Talents for the New Economy , 2008), estavam surgindo algumas novas formas massivas de artes cênicas e teatrais. Antes de tudo, podemos ver um cresci- mento drástico de formas de atividades teatrais emmassa, como festivais teatrais. Em geral, os festivais em todos os campos das artes do espetáculo (como música, humor, etc.) se tornaram cada vez mais visíveis e significativos em termos de público. No Reino Unido, em 2016, o público total de festivais de música foi estimado em 3,9 milhões de pessoas ( Wish You Were Here. The

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz