Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Ilya Kiriya 94 está desenvolvendo a plataforma AWS Educate, que oferece a professores e alunos acesso a tecnologias em nuvem no campo da educação. A Google possui o G-suite, uma plataforma de ser- viços diferentes para instrutores, professores e alunos com base em tecnologias colaborativas. A Apple está desenvolvendo ago- ra plataformas para a gestão conjunta em nuvem de diferentes contas e dispositivos dentro da sala de aula e das escolas (pro- jeto Apple School). Por fim, o Facebook desenvolve o Facebook Education, um complexo de ferramentas educacionais para construir comunidades de aprendizado. Todas essas estratégias não são acidentais. As Big Five controlam uma enorme quanti- dade de dados pessoais dos usuários, o que permite que essas empresas atraiam cada vez mais anunciantes focados em públi- cos específicos. Ao fornecer soluções educacionais massivas, as cinco maiores empresas obtêm a possibilidade de fazer com que os dados pessoais funcionem permanentemente, propondo-os sempre a diferentes anunciantes em diferentes plataformas con- troladas. Na maioria dos casos, essas soluções educacionais são baseadas em conteúdo gerado pelos usuários, o qual é compar- tilhado por diferentes profissionais da educação. Conclusão Nesta contribuição, mostramos quão rico e diversifi - cado se tornou o setor de reprodução de domínios “não indus- triais” das indústrias culturais, com base em diferentes formas de agregação e midiatização de espetáculos teatrais, humorísti- cos, conteúdo gerado pelos usuários, etc. Todas essas mudanças aproximam as estratégias das empresas da indústria da mídia e do campo da cultura, que antes era bastante autônoma em rela- ção a essa indústria hiperconcentrada. Algumas das atividades, principalmente no campo das artes performativas, tornaram-se reprodutíveis não inteiramente pela técnica (por causa da cópia mecânica do conteúdo criativo em uma mídia ou rede digital es- pecífica), mas devido à padronização de sua produção e ao uso da proteção de direitos, como o modelo de franquia. Para outras atividades, como a educação ou a transmissão cinematográfica de apresentações teatrais, podemos ver como o novo ambiente

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