Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Semiose midiatizada e poder: interfaces para pensar os meios algorítmicos e plataformas 215 dominação e conflitos culturais, políticos e econômicos na escala planetária. Nesse horizonte, a investigação em midiatização deve observar as transformações nas relações culturais, econô- micas e políticas derivadas da semiose midiatizada e, também, o que as interações a jusante (BRAGA, 2010a) fazem em comuni- cação no processo. Consideramos que a hipótese e questões relacionadas favorecem a necessidade de pensar a midiatização para além do recorte funcionalista, que parece tudo explicar, mas fica em sucessivos ecos do que a midiatização faz, sem refletir criticamente sobre isso que ela faz para além do que aparentemente faz. Ou seja, é necessário pensar a midiatização para além de um espírito funcionalista, que capitula perante as perversões do social, transformando-se em nova utopia do poder (ao lado das perspectivas inauguradas pela cibernética, pelo funcionalismo e pelas abordagens da comunicação enquanto sistemas). Porém, ao mesmo tempo, consideramos a importância de análise da mi- diatização em suas diversas funcionalidades sociais. 2. A midiatização Começamos com nossa convergência com a potente hipótese de Verón (2014) de que a materialização da experiência mental é central nas epistemologias da midiatização. Caracteri- za-se, aí, a gênese antropológica da espécie, pela singularidade desse processo semiótico e adaptativo. Não se trata, sequer, de dizer que essa adaptação seja superior ou inferior à semiose da natureza e de outras espécies vivas e animais. Trata-se apenas de uma adaptação singular. Essa formulação nos permite pensar uma linha de cor- te ontológica que é também epistemológica: o deslocamento da semiose da natureza para a semiose social. Esse deslocamento é fundado pela espécie, por suas características bio-psico-cogniti- vas. A principal diferenciação que se funda aí é a capacidade inferencial que se singulariza relativamente a outras espécies, que já desenvolviam e desenvolvem capacidade de materialização da experiência mental (as espécies animais em geral, das formigas e abelhas aos elefantes e leões, etc.). A semiose midiatizada se

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