Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Semiose midiatizada e poder: interfaces para pensar os meios algorítmicos e plataformas 221 este também falha em certa medida, pois nivela todos na falta de liberdade intelectual, e esta acabará sendo percebida por um determinado conjunto de pessoas. O próximo método, A Priori, busca corrigir essa falha, ao propor que uma pessoa pense tal como está inclinada a pensar, como que buscando fixar sua crença natural. No entanto, esta esboroa- -se quando percebemos que outras pessoas têm ideias diferentes do que é natural. A partir disso, finalmente, chega-se ao Método da Ciência: o que admite que existam coisas reais e cujas caracte- rísticas independem das opiniões das pessoas. E que através do raciocínio cada pessoa pode ser conduzida a uma conclusão, e muitos investigado- res chegarão a esta mesma conclusão, que será a verdadeira. Neste método Peirce evoca o conceito de realidade, que permanece ausente nas outras concepções de crença (SEVERO; ROCHA DA SILVA, 2021, p. 12). 3.2 Deslocamento epistemológico para pensar o signo psicoantropológico: imaginário, real e simbólico... e perversão A distribuição das crenças, porém, é descritiva. É necessário, em nossa percepção, recorrer a outras epistemologias para fundamentar o que é descrito. Nas ciências sociais, por um longo período, a fundamentação foi discutida em termos de ideologia e poder. Queremos retomar isso com outras perspectivas. A perspectiva de Lacan nos oferece, aqui, uma tríade para pensar essas relações (quem autoriza a autoridade), quando, por analogia, estabelece uma correspondência do imaginá- rio, real e simbólico com a primeiridade, secundidade e tercei- ridade (ou ícone, índice e símbolo). Com isso, queremos propor que o signo não é algo apropriado por uma autoridade, por um poder, em um contexto psico-sócio-antropológico exógeno ao signo; pelo contrário, o signo tem, em si e para si, o poder que também o gera e que é incorporado em sua materialização. Esta relação que sugerimos tem base bibliográfica. As relações entre as epistemologias de Lacan e de Peirce são estu-

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