Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Igor Sacramento 266 ria de uma esfera pós-pública, que designa o presente estado de jogo instável: sinaliza uma transição para um destino desconhe- cido. Modos de consumo e distribuição alterados em uma eco- nomia de plataforma, a rápida reformulação da esfera pública mediada pela imprensa, rádio e TV, os desafios colocados por usos políticos de mídia social – todos atualmente interagem com divisões sociopolíticas nas democracias capitalistas para reformular radicalmente a nossa compreensão da comunicação. O surgimento da mídia digital gerou toda uma gama de expectativas eufóricas em relação à reconfiguração da esfera pública. Uns apontam para uma rede emanada de uma socieda- de que se caracteriza por uma estrutura desierarquizada e por uma nova autonomia institucional do poder (CASTELLS, 2011). Outros enfatizam a perspectiva de debates públicos mais inclu- sivos, especialmente daqueles segmentos da população que ha- viam sido historicamente marginalizados. Como conceito normativo, a esfera pública era uma ferramenta que poderia ser usada tanto para lutar contra a ex- clusão quanto contra qualquer falta de responsabilização por parte do Estado. A ideia da esfera pública também poderia ser mobilizada na luta pela inclusão de membros marginalizados da sociedade. O conceito também pode ser usado para contestar as normas, culturas e instituições prevalecentes. Nesse sentido, a noção de esfera pública de Jürgen Habermas teve um duplo im- pacto: fortaleceu o processo de formação da opinião pública e permitiu que os agentes se tornassem defensores públicos de grupos que antes eram “invisíveis” ou “excluídos” da visão pú- blica e do debate. A noção de esfera pública de Habermas evoluiu em conjunto com suas ideias sobre a mudança legal. Para ele, a ins- tituição do direito tornou-se um local de tensão entre os discursos da facticidade e da validade – isto é, entre os domínios da experiência cotidiana, de um lado, e a dimensão normativa do que deveria ser diferente, de outro. A ideia de justiça como uma luta por visibilidade públi- ca provou ser extremamente útil para feministas e grupos mino- ritários. A categoria normativa de publicidade ajudou a preparar o terreno para uma transformação social e política radical.

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