Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Mediações algorítmicas do consumo 91 mesclas das interações entre marcas e usuários-consumidores pelo cruzamento de dados que favorecem uma dinâmica reve- ladora dos fluxos de dados reais e o acidental que demarcaria as ocorrências pouco usuais e, muitas vezes, fora de interesses comerciais, mas previstas como probabilidades mínimas ou ra- ras e também como instância da experiência estética fruidora ou catárti O c s a. cálculos de ocorrências determinados por algoritmos no consumo são reflexos da interpretação de dados. A indu- ção ou manipulação de determinadas ocorrências acontece nas interações/circulações nas ações de usuários nas plataformas digitais frente às determinações prévias de possibilidades que uma dada plataforma oferece para as concepções previstas de usos, denominadas de affordances. Isto é, o conceito que designa o potencial de um objeto de ser usado como foi projetado para ser usado. Esse entendimento do termo, grosso modo, foi ofereci- do pelo psicólogo James J. Gibson (1977), cuja contribuição estimulou reflexões do design para as interações homem-máquinas. Mas existem usos não previstos e ocorrências pouco usuais que o cálculo algorítmico reconhece, podendo redimensionar suas ofertas e sua previsibilidade (ajustamento) frente aos usos nas realidade E s. ssa constatação permite-nos dizer que o algoritmo não age da mesma forma em todos os contextos e que o aspecto sociocultural é determinante de ajustamentos às práticas cul- turais de consumo. Assim, como estudamos a questão da publicidade e identidade cultura brasileira em 2012, percebendo que a tematização e figurativização de aspectos brasileiros nos comerciais criavam a identificação e o vínculo de pertinência e pertencimentos ao consumo (TRINDADE, 2012), podemos afirmar que a publicidade algorítmica também busca os ajus- tes com o público, o que permite entender na perspectiva de Stuart Hall (2016) que há processos ideológicos, imagens- -conceito, imagens de promoções, sugestões cuja plasticidade e conteúdo são específicos aos contextos de interação/comunicação, sendo um propósito da pesquisa na área a busca dos nexos da produção social de sentido em seus contextos espe- cíficos, permitindo-nos pensar que, pela relação entre comunicação, ideologia e imagens-imaginários, existe um caminho

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