Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Mediações algorítmicas do consumo 99 4. Conclusões A continuidade desta reflexão busca materializar e explorar as dimensões da agenda aqui formulada e não desconsi- dera também que o trabalho com big data implica apoio técnico de procedimentos de pesquisa, com o uso de softwares para tratamento de dados de natureza quantitativa por tratar com gran- des volumes de dados. Por outro lado, este aspecto do volume de dados cria uma dificuldade à proposta semiopragmática, pois ela não se aplicaria ao geral dos dados de um fenômeno das marcas, mas sim a um recorte de realidades de consumo, a partir da seleção de dados melhor delimitados, vislumbrando a compreen- são mais aprofundada de suas lógicas sociais de produção de sentido. Isso significa afirmar que a perspectiva semiopragmá- tica se circunscreve a uma compreensão de fenômenos de mé- dio alcance, relacionados às suas características contextuais. Os estudos de mídia se circunscrevem a contextos e não podem ser compreendidos de forma generalizada. Este aspecto também é observado nas abordagens sobre midiatização de Stig Hjarvard (2013), que compreende também os estudos de midiatização como objetos de pesquisa circunscritos a contextos específicos. Isso significa afirmar que a semiopragmática proposta alinha-se às perspectivas de estudos das mediações comuni- cacionais propostos por Martín-Barbero (2001, p. 16-21), pois os algoritmos na sua ação comunicacional estariam na centralidade da vida política, sociocultural e econômica das realida- des de consumos dos cotidianos. As intermedialidades, deste autor, como subdimensões das mediações culturais principais, manifestadas pelas lógicas da produção e consumo e das ma- trizes culturais e formatos industriais, em que estes dispositi- vos algorítmicos se plasmam na vida cultural. Assim, os modos específicos de manifestar as institucionalidades das marcas, e seus modos de gerar sociabilidades e processos cognitivos so- bre as práticas de consumos, como práticas culturais, junto aos consumidores que, pela mediação das interações comunicacio- nais, via algoritmos e usos de plataformas digitais, apresentam

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