Circulação de sentidos em perspectiva metodológica: Uma revisão das pesquisas empíricas no Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais

  • João Damasio da Silva Neto Unisinos
  • Rodrigo Duarte Godoi
  • Ana Isabel Freire

Resumo

O presente estudo é uma revisão sistemática sobre os acionamentos metodológicos produzidos em pesquisas empíricas recentes sobre circulação de sentidos. Foram mapeados 53 artigos afins entre os 244 textos que constam nos Anais das três primeiras edições do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, reunindo um corpus significativo e diverso. Com base na análise performativa sobre os artigos, sintetizamos sete grandes contextos temáticos, percebendo as abordagens analíticas desenvolvidas. Por fim, discutimos os traços comuns e divergentes que delineiam a metodologia da pesquisa sobre Circulação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Jornalismo (Faculdade Araguaia). Tem interesse em teoria e método da comunicação e estuda na interface com a antropologia da religião, com foco em espiritismo, imaginário e midiatização.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
SILVA NETO, João Damasio da; GODOI, Rodrigo Duarte; FREIRE, Ana Isabel. Circulação de sentidos em perspectiva metodológica: Uma revisão das pesquisas empíricas no Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1338>. Acesso em: 26 abr. 2024.