A religião midiatizada e a emergência das telenovelas bíblica

  • Priscila Chéquer UESC
  • Catiane Passos IFBA

Resumo

O seguinte trabalho faz uma revisão teórica do conceito de midiatização, em especial da midiatização religiosa no âmbito do protestantismo evangélico brasileiro. Nessa perspectiva focamos no fenômeno denominado "telenovelas bíblicas" que surgiu no ano de 2015 quando a RecordTV produziu e veiculou a telenovela Os Dez Mandamentos adaptando para a narrativa seriada quatro dos cinco livros do Pentateuco. Consideramos as telenovelas bíblicas como parte do longo e gradual processo de midiatização das religiões que se intensifica na alta modernidade e, portanto, lugar privilegiado para a observação da relação consumo-cultura-religião.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Assistente no Curso de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) onde desenvolve pesquisa sobre a mediatização religiosa analisando os discursos dos evangélicos sobre as telenovelas veiculadas no país. Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), com atuação na linha de pesquisa "Cultura e Identidade". Possui graduação em Comunicação Social (UESC). É pesquisadora do GOCC (UESC) e do CEPAD (UFBA).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia. Cursou Doutorado Sanduíche no PPGCOM da Unisinos - São Leopoldo ? RS (2017). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Língua Portuguesa (UESB), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FACE). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora do Departamento de Linguagens do Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Cultura e Comunicação. Tem livro, capítulos de livro e artigos publicados nos temas: religião, humor, mídia e moral. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa GEOTEC e GPEC (IFBA).

Publicado
2020-10-27
Como Citar
CHÉQUER, Priscila; PASSOS, Catiane. A religião midiatizada e a emergência das telenovelas bíblica. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, out. 2020. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1159>. Acesso em: 20 abr. 2024.