Democracia Midiatizada

Dilemas e contradições do fazer político na sociedade contemporânea

  • Kárita Emanuelle Ribeiro Sena Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Alana Nogueira Volpato
  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

A partir de uma discussão teórica, pretendemos neste artigo levantar dilemas e contradições do fazer político e os impactos para a democracia na sociedade contemporânea, com uma abordagem relacionada à Midiatização. Debatemos a esfera pública midiatizada; a midiatização da política, desde uma concepção dos mass media, até alcançar o que tratamos como a Democracia Midiatizada e os contornos atuais do fazer político ante as lógicas que vêm sendo adotadas pautadas nas tecnologias digitais. O objetivo é contribuir com a compreensão de fenômenos que impactam os processos interacionais sociais e políticos desde as eleições de Donald Trump em 2016 e traçar possíveis impactos que isso tem gerado para o tecido democrático. Com base nas discussões apresentadas, entendemos que o fenômeno da Midiatização parece estar relacionado a novos capítulos na crise da Democracia Liberal, formatando uma Democracia Midiatizada cada vez menos democrática, tolerante e plural.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru, Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Possui pós-graduação Lato Sensu em Comunicação: Linguagem e Produção Textual pela Associação Educacional do Vale Itajaí-Mirim (2009). É Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor/UFMS e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Midiática e Movimentos Sociais – ComMov da UNESP/Bauru. Atua como jornalista na Coordenação de Comunicação dos Correios em Mato Grosso do Sul. Pesquisa as áreas de Comunicação Pública, Comunicação Organizacional, Redes Sociais Online e Ciberespaço. ORCID ID. orcid.org/0000-0003-1133-843X.

Alana Nogueira Volpato

Doutoranda do Programa em Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo n. 2019-00781-9. Mestre em Comunicação, Especialista em Comunicação Popular e Comunitária e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Movimentos Sociais (ComMov). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4988-9942

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências Sociais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com financiamento da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2020). Desde setembro/2013, exerce o cargo de Professor Assistente Doutor na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Faac/Unesp, Câmpus de Bauru. Docente do Departamento de Ciências Humanas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faac/Unesp. Vice-coordenadora do Curso de Relações Públicas da Unesp. Pesquisadora e membro da equipe do projeto Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil, financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para Cooperação Internacional Brasil-Alemanha (Probral), com vigência de 01/01/2020 a 31/12/2023. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais - ComMov. Coordenadora do Instituto Confúcio na Unesp no Campus de Bauru. Foi membro da Câmara Central de Pós-Graduação da Unesp no período de maio de 2016 à abril de 2018. Foi membro da Comissão Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp no período de março de 2014 à agosto de 2018. Exerceu a função de docente permanente do Mestrado em Educação da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista no período de fev/2011 a ago/2013, tendo coordenado o programa no período de janeiro/2013 a agosto/2013. Atua na área de Sociologia da Comunicação, desenvolvendo estudos sobre a relação entre Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais, com ênfase nos temas: participação, mobilização social, ativismo, deliberação pública, esfera pública, comunicação digital, comunicação para mobilização popular. Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu. ORCID ID. http://orcid.org/0000-0002-2132-4616. Link para Minhas Citações no Google Acadêmico: http://scholar.google.com.br/citations?user=qOtu2L8AAAAJ.

Publicado
2020-10-27
Como Citar
SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro; VOLPATO, Alana Nogueira; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Democracia Midiatizada. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, out. 2020. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1216>. Acesso em: 06 dez. 2022.