"Pessoal, só repassando": a circulação de informações sobre a vacinação da Covid-19 em pequenos municípios do Rio Grande do Sul

  • Eduardo Ruedell Universidad Federal de Santa Maria
  • Karohelen Dias Universidade Federal de Santa Maria
  • Maicon Elias Kroth Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

 


A pandemia do novo coronavírus impôs diversos e complexos desafios a todas as esferas sociais, sobretudo às instituições e organizações de saúde pública. Veículos e setores institucionais de comunicação, tanto locais quanto nacionais, por sua vez, passaram a desempenhar um importante papel na prevenção da Covid-19 através da veiculação de informações sobre a doença. Nesse contexto, observamos que o papel de difusão de informações sobre questões de interesse público em pequenos municípios do interior do Rio Grande do Sul, muitas vezes, é desempenhado por sujeitos não profissionais. Através da observação e coleta de indícios em grupos de Whatsapp de um município da Região Central do Estado, foi possível observar como o contato entre diferentes atores sociais (Verón, 1993) se estrutura a partir da circulação de informações (Fausto Neto, 2018), acionada em distintos sistemas midiáticos (Carlón, 2018). A partir da análise realizada a partir desses indícios à luz das perspectivas teóricas acionadas, foi possível propor um modelo de funcionamento (Braga, 2008) do caso observado, que representa uma fração de uma pesquisa maior, focada em um número maior de municípios estudados. Dessa forma, o que apresentamos no V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais é o primeiro recorte de uma investigação que vem se desenrolando ao longo dos últimos dois anos e integra a participação de um grupo maior de pesquisadores.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Comunicação Social Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (FACOS - UFSM), aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (Poscom - UFSM), membro do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid - CNPq/UFSM) e associado à International Association for Semiotic Studies (IASS - AIS).

##submission.authorWithAffiliation##

É aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom-UFSM) e membro do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid - CNPq/UFSM).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (FACOS - UFSM), líder do Grupo Acadêmico Comunicação e Experimentação Criativa (CONECTA - UFSM) e membro do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid - CNPq/UFSM).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom - UFSM) e líder do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid - CNPq/UFSM).

Publicado
2022-11-05
Como Citar
RUEDELL, Eduardo et al. "Pessoal, só repassando": a circulação de informações sobre a vacinação da Covid-19 em pequenos municípios do Rio Grande do Sul. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 5, nov. 2022. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1475>. Acesso em: 18 abr. 2024.