Estudos de mídia e religião no catolicismo: Apontamentos sobre processos midiáticos na Campanha da Fraternidade 2021, da CNBB

  • Virgínia Diniz Diniz Ferreira UFSM

Resumo

Com a temática Mídia e Religião, este artigo pretende contribuir com as pesquisas ligadas à Midiatização e Processo Sociais. Trata-se de uma proposta inicial de pesquisa, onde se busca tensionar novas perspectivas, que fujam do campo meramente de análise técnico descritivo ou que priorize análises por parte de linguagem e produção ou mesmo, analítico discursivo, uma vez que, compreende-se que outros trabalhos já fazem tal referência.


A ideia surgiu dos estudos a partir de estudos sobre Processos Midiáticos, onde percebeu-se que há indícios de alguns pontos no “mapa” de processos midiáticos que merecem ser aprofundados. Portanto, a ideia é tentar identificar o percurso desses processos, uma vez que se pretende perceber e mostrar, de que maneira são articuladores de suportes, técnicas e linguagens nas interações dentro desse campo/circuito.


Problematiza-se como os processos midiáticos no catolicismo brasileiro foram afetados durante a pandemia da COVID-19 e quais elementos emergem de modo a redesenhar, refazer ou criar novas rotas processuais. Assim, ao estudar a interface mídia e religião, especificamente, a midiatização do catolicismo, com foco na percepção dos processos midiáticos, pretende-se investigar as configurações desses processos na comunicação na Igreja Católica do Brasil, durante o segundo ano da pandemia pela COVID-19, 2021.  


            Desta forma, este artigo propõe um trabalho inicial de tensionar como se dão os processos midiáticos ocorridos na midiatização do catolicismo, a partir da observação deste evento midiático, e que tipos de alterações apontam. Pretende-se não fechar esta análise em um viés tecnicista ou meramente descritivo de lógicas midiáticas, mas, buscar compreender elementos novos. Diante disso, algumas questões norteiam esse percurso de pesquisa: Quais as configurações da recepção na Campanha da Fraternidade 2021 da CNBB? Qual é o receptor ideal no processo midiático da CF 2021? Qual o receptor real da CF2021? E, por fim, que questões emergem e que não estavam previstas, nesse quadro de perguntas pontuados, mas, foram identificadas como pertinentes e que oferecem contribuições, ligadas ou transversais ao processo midiático?


Nesse sentido, tem-se o seguinte objetivo: investigar o receptor ideal da Campanha da Fraternidade 2021, ocorrida durante o contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, parte-se do método de indução nesse projeto, onde propõe-se, a partir do estudo do sistema de produção e campos de força, avaliar o consumo e recepção do  material produzido pela CF2021, avaliando como se entra em contato com esses objetos. Induz-se que, devido as repercussões geradas pelo evento midiático analisado, as tensões internas no campo, remetam a polaridades ligadas à questões políticas de caráter externo, contudo, que possuem origem em caráter interno no campo religioso, e que esses dois elementos, são tecidos e de certa forma, construído e vêm à tona, pelo processo midiático.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Linha de Pesquisa Mídias e Estratégias Comunicacionais, Área de Concentração Comunicação Midiática. Graduada em Comunicação Social, Rádio e TV, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisual na Convergência (G-PEAC), integrado ao Núcleo de Estudos e Tecnologia (NEEC-UFMA). Tutora em Educação a Distância (EaD) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANet), em ambiente moodle. Experiência profissional nas áreas de: apresentação, direção e produção de programas para Rádio AM, FM e TV aberta; assessoria de comunicação com gestão e planejamento comunicacional; produção em audiovisual; gestão de conteúdo para sites, social mídia; produção de projetos culturais, com concentração em produtos de consumo religiosos, no seguimento pentecostal católico. Palestrante nacional em ações voluntárias para jovens e comunicadores e comunicólogos. Membro da Comissão Nacional de Comunicação, da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC), 2020-2022. Pesquisa: Midiatização, Midiatização da Religião, Catolicismo Midiático, RCC, Estratégias Comunicacionais. Em 2020, inicia suas primeiras pesquisas nas áreas de Mídia e Saúde; Mídia, Saúde e Religião e Midiatização da saúde.

Publicado
2022-11-07
Como Citar
FERREIRA, Virgínia Diniz Diniz. Estudos de mídia e religião no catolicismo: Apontamentos sobre processos midiáticos na Campanha da Fraternidade 2021, da CNBB. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 5, nov. 2022. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1564>. Acesso em: 29 jan. 2023.