Nomofobia, Educação Digital e a Lei nº. 15.100 de 2025

Resumo

          A Educação Digital é um tema emergente no contexto educacional do século XXI. Contudo, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) a Educação Digital é apresentada na forma de Cultura Digital, mesmo assim, ocorre uma dissonância entre a efetivação da legislação normativa e uma Educação Digital propriamente dita, pois para que esta se efetive são necessárias mais que legislações, são necessários recursos de infraestrutura e humanos, como docentes qualificados e preparados para trabalhar a temática. De acordo com Bhattacharya et al, (2019) a Nomofobia, já vem sendo debatida no Reino Unido, Inglaterra desde 2008/2009, entretanto foi a partir do período de pós-pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, que sua discussão na academia se intensificou. Discussão que passou a envolver profissionais da saúde, das tecnologias e da educação. Dessa forma, este estudo também buscou fazer uma relação entre essa tríade no debate de tais áreas do conhecimento que muito tem a contribuir uma com a outra. Para tanto, este estudo de natureza básica e abordagem qualitativa, possui objetivos analíticos e exploratórios, os quais buscam perquirir na literatura e na legislação sobre os três temas que se entrelaçam neste momento atual dentro do contexto social, educativo e da saúde coletiva, que são: a Nomofobia, a Educação Digital e a Lei nº 15.100/2025, que trata do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos contextos educativos. Tem-se como problema de pesquisa: como a Lei nº 15.100 de 2025 pode contribuir para a Educação Digital e o combate à Nomofobia, no ambiente escolar? Para responder a essa indagação buscou-se através da pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas, apresentar elementos para uma reflexão coerente e contextualizada.

Biografia do Autor

Nome do Autor (Afiliação)

Mestranda do Programa de CIências da Saúde da UFSM, Médica generalista do município de São Pedro do Sul, Plantonista do hospital no mesmo município

Nome do Autor (Afiliação)

Instituto Federal de Santa Catarina, docente EBTT, de Informática. Mestre em Educação.

 

Publicado
2025-05-18
Como Citar
PINHEIRO, Ana Paula; PINHEIRO, Fernanda; RUBINI, Fabiana Mara. Nomofobia, Educação Digital e a Lei nº. 15.100 de 2025. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 7, may 2025. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1810>. Acesso em: 21 sep. 2025.