Midiatização e dinâmica global de captura da atenção: perspectivas sobre a constituição de processos decoloniais em prol do comum a partir da comunicação comunitária
Resumo
A multiplicação de plataformas de redes sociotécnicas tem alterado os fluxos de atenção à medida que provoca mudanças de comportamentos e amplia ofertas de conteúdos como se estivéssemos revivendo uma nova fase do processo taylorista, em que o uso do tempo e as ações (interações) parecem determinantes para indicar a eficiência das publicações.
Na atualidade, embora o uso da expressão “Economia da Atenção” esteja sendo utilizado pelas big techs para vincular ao modelo de negócio estabelecido pelas plataformas, entendemos como importante marco relembrar que o processo de concorrência pela atenção faz parte da história da humanidade e adquiriu novas complexidades com a indústria midiática.
Processos históricos e socioculturais denotam que a história dos meios de comunicação está diretamente relacionada aos fluxos de direcionamento e captura da atenção humana. Destarte, com a globalização e o avanço da midiatização sobre as mais diversas áreas do cotidiano local, podemos observar que os fluxos de atenção humana têm sido alvo de disputas discursivas que merecem maior esforço investigativo.
Recuperar esse processo histórico e sociocultural é importante para que possamos nos afastar do discurso ufanista sobre o potencial das tecnologias em direcionar interesses, otimizar tempo e ampliar o acesso às informações.
Com lentes críticas, podemos ponderar a relevância dos índices disponibilizados pelas plataformas, (re)considerando também de que modo e em que nível os algoritmos atuam na modulação da atenção humana.
Para elucidar questões intrínsecas à possível lacuna entre atenção e envolvimento dos indivíduos com conteúdos voltados para a mudança social, foi desenvolvida uma pesquisa interdisciplinar evocando teóricos provenientes dos campos Estudos Culturais de Mídia, Economia Política da Comunicação e Midiatização, tendo como corpus dados coletados a partir de publicações do veículo VOZ em mídias digitais ao longo do ano 2024.
Pelo exposto, o objetivo deste artigo é conjecturar como a dinâmica da atenção pode influenciar os processos cotidianos de participação social em iniciativas comunitárias locais atuantes na internet, tendo como referência a trajetória do veículo comunitário Voz das Comunidades (VOZ) que adquiriu visibilidade nacional e internacional ao longo dos 19 anos da sua fundação.