Aproximações e distinções entre mediações e midiatização aplicadas ao consumo

perspectivas sobre o Antropoceno

  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo

Resumo

Este texto aborda Aproximações e distinções entre os conceitos mediações e midiatização aplicadas ao consumo na perspectiva de uma abordagem crítica da comunicação para auxiliar a superar o Antropoceno. Considera-se que as transformações no planeta demarcam em seu aspecto ambiental uma correlação direta com os ambientes socioculturais e geopolíticos de todas as regiões do mundo. A partir disso, pensar o mundo na perspectiva latino-americana, brasileira, torna-se um desafio, frente às tensões hegemônicas das formulações teórico-metodológicas de contextos não-hegemônicos, evidentemente situados no hemisfério sul global, como é o caso brasileiro, em objetos da comunicação e consumo.

Biografia do Autor

Nome do Autor (Afiliação)

Doutor Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009). Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Atual Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até o momento).

Publicado
2025-01-21
Como Citar
TRINDADE, Eneus. Aproximações e distinções entre mediações e midiatização aplicadas ao consumo. Triviis - Anais de Conferências e Mesas de Debates do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jan. 2025. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/triviis/article/view/1774>. Acesso em: 22 sep. 2025.