Para pensar

matriz de midiatização, interfaces e as classificações sociais

  • Jairo Ferreira UFSM; USP

Resumen

A partir das epistemologias do Sul (Veron), construímos uma matriz de inteligibilidade visando pesquisas em midiatização. Este modelo articula três tópicas de Veron: circulação e semiose; fluxos entre instituições, meios e atores; a midiatização como processo de diferenciação da espécie, pela potência em materializar experiências mentais. Acrescentamos neste modelo o eixo do poder e classificações sociais. A partir deste modelo, a segunda seção, discutimos as interfaces com outras correntes de pesquisa em midiatização. Na terceira seção, focamos na reflexão sobre as classificações sociais como parte dos processos de midiatização.

Biografía del Autor

Nombre del Autor (Afiliación)

Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências Econômicas (UFRGS, 1992), e mestre em Sociologia (UFRGS, 1997) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com sanduiche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Prêmio Capes-Paped 2001. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, desde 2022. Professor visitante-convidado pela Universidade de Grenoble Alpes, Cátedra da Unesco-Gresec (2024).

Publicado
2025-03-12
##submission.howToCite##
FERREIRA, Jairo. Para pensar. Triviis - Anais de Conferências e Mesas de Debates do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2025. Disponible en: <https://midiaticom.org/anais/index.php/triviis/article/view/1786>. Fecha de acceso: 22 sep. 2025