Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Epigenética dos processos midiáticos 197 Falando do DNA da internet, ele diz que “um importante trabalho de pesquisa deve ser levado a cabo para confirmar ou invalidar a modificação epigenética”13 a partir do exterior, de um controle societário para contrabalançar o poder das redes sociais, principalmente a internet. Faz referência ao Global Brain Institute, que possui, entre seus objetivos, “aprender com o estudo das semelhanças entre o cérebro humano e o cérebro planetário”14. Com base em seus estudos, afirma que “a teoria do meme é considerada hoje [...] como uma nova maneira de conceber o mundo, portadora de novos mecanismos de transmissão cultural”15. Omeme é definido e concebido como o equivalente cultural do gene. Ele é “uma unidade de informação contida num cérebro e intercambiável no seio da sociedade”16. Ou seja, o “meme é um elemento cultural identificável (crenças, práticas sociais, palavras/linguagem, rituais, modos...) suscetível de ser transmitido por mimetismo, [...] isto é, por imi- tação do comportamento ou expressão de um indivíduo”17. Desse modo, “uma participação individual e coletiva tornada possível e operacional graças ao conceito de meme e à disciplina que estuda sua propagação e influência: a mimética”18. Para Mona Abboud19, “a mimética empresta da genéti- ca seus conceitos e os utiliza como ferramentas para a explicação dos fenômenos culturais”. Um meme possui diferentes e variadas definições. Seguindo Mona, elencamos algumas. De um lado, seria “uma ‘unidade de informação’ estocada no cérebro (memória) de um indivíduo e capaz de se transmitir para o cérebro de um outro indivíduo”. Ou então, “uma ‘unidade de imitação’ que se transmi- te de um indivíduo a outro indivíduo”. Ou ainda, “uma parte de 13 Ibid., p. 96. 14 Ibid. 15 ROSNAY, 2018, p. 123. 16 Ibid. 17 Ibid. 18 Ibid., p. 24. 19 ABBOUD, Mona. La mémétique. Beyrouth, Liban, 2007. Acessado em: 21 maio 2019. No original: La mémétique emprunte à la génétique ses concepts e les utilise comme outils d’explication des phénoménes culturels (tradução livre minha).

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