A MEDIAÇÃO DO FORMATO TELEFICCIONAL NOS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TELEVISÃO E A TELENOVELA NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

  • Rosana Mauro

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa maior de doutorado e tem como objetivo refletir sobre as especificidades da televisão e da teleficção no processo de midiatização, no que diz respeito ao papel da mídia na construção social da realidade (Berger e Luckmann, 2014). Nessa perspectiva, defende-se o gênero telenovela como uma instância mediadora nos processos de midiatização. Pretende-se realizar um breve percurso teórico sobre a linguagem televisiva, o gênero da telenovela – narrativa, construção dos personagens e estética imagética peculiares - no processo de midiatização, sobretudo no que diz respeito à construção de tipificações sociais.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
MAURO, Rosana. A MEDIAÇÃO DO FORMATO TELEFICCIONAL NOS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TELEVISÃO E A TELENOVELA NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/106>. Acesso em: 09 dez. 2022.