Midiatização e Discurso: possibilidades dialéticas para investigação do objeto comunicacional

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo UFSJ

Resumo

A pesquisa investiga as interfaces dialéticas entre os conceitos de midiatização e discurso, com o objetivo de analisar e problematizar as semelhanças e dessemelhanças entre os construtos. Por meio da metodologia de Silva (2010), empreende-se em um estudo das três correntes de pesquisas da midiatização (institucionalista, construtivista social e tradição latino-americana), em consonância com uma caracterização do conceito de discurso na Análise do Discurso Crítica de Fairclough. A midiatização tida como experiência mental que configura os dispositivos agenciadores das práticas sociais permite conexões com o conceito de discurso, rompendo com a noção de ambiência midiática apenas como discursiva.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social, pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutor em Estudos Linguísticos, na área Linguística do Texto e do Discurso, linha de pesquisa Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor no curso de Comunicação Social/Jornalismo e no Programa de Mestrado em Letras da UFSJ. O presente artigo integra pesquisa de estágio pós-doutoral em Estudos de Linguagens no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), sob a supervisão da profª. Drª. Giani David Silva.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
FIGUEIREDO, Ivan Vasconcelos. Midiatização e Discurso: possibilidades dialéticas para investigação do objeto comunicacional. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1292>. Acesso em: 27 nov. 2021.