A midiatização do imaginário no Caso Kliemann

  • Ricardo Luís Düren Unisc

Resumo

Neste artigo, fruto de nossas pesquisas realizadas por ocasião de nossa tese de doutoramento, investigamos como os processos que se estabelecem a partir da materialização do sentido em dispositivos de mídia reconfiguram determinada classe de sentidos chamada de imaginário, entendida como um excedente de significação que se estabelece na subjetividade dos indivíduos. Por esse viés, propomos uma imbricação entre as teorias do imaginário e a epistemologia da midiatização. O corpus de pesquisa é um conjunto de enunciados, em jornais, revistas, gravações em áudio e livro-reportagem, acerca dos eventos ocorridos nos anos 1960 que ficaram conhecidos como Caso Kliemann.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Jornalista graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2003. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc, como bolsista Capes. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc, como bolsista Capes. Foi professor do Curso de Comunicação Social da Unisc. Diplomado em dois cursos oferecidos por instituições estrangeiras: Los alcances del crimen organizado: El ejercicio del periodismo frente a la violência (EAD, Universidad Nacional Autónoma de México, 2010) e Curso para periodistas en zonas hostiles, patrocinado por la Sociedad Interamericana de Prensa (Centro Argentino de Entrenamiento Conjunto para Operaciones de Paz, Buenos Aires, 2005). Pesquisa complexificações que emergem a partir de relações de dialogia estabelecidas entre jornalismo e literatura, inclusive no âmbito das novas tecnologias do ciberjornalismo. Atualmente, pesquisa, particularmente, imbricações entre as epistemologias da midiatização e do imaginário. Tem 20 anos de experiência profissional na prática jornalística, tendo atuado em fotografia, diagramação, reportagem, rádio, edição e chefia de reportagem. Atualmente, é Editor Executivo do Jornal Gazeta do Sul.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
DÜREN, Ricardo Luís. A midiatização do imaginário no Caso Kliemann. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1315>. Acesso em: 28 mar. 2024.