Funções estratégicas de composição do discurso midiático em “Isso a Globo não mostra”

  • Edilaine Avila Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O discurso midiático parte do esquecimento para se reinventar na rememoração das formas que vai arquivando. Este ritual é fundamental para a produção de sentidos e para assegurar sua legitimidade em determinar regras destinadas a regulamentar o comportamento e interferir no domínio da experiência. Torna-se interessante estudar as funções estratégicas de composição do discurso midiático: naturalização, reforço, compatibilização, exacerbação dos diferendos, visibilidade e alteração dos regimes de funcionamento; para entender como são utilizadas no quadro “Isso a Globo não mostra” para construir o discurso em torno de Bolsonaro. Assim, foi possível identificar como a Globo trabalha essas funções no discurso apresentado neste quadro e como são produzidos novos sentidos a partir do universo do já-dito.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestranda em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (atual Universidade Franciscana), Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial pela UFSM e Especialista em Administração e Marketing pelo Grupo Educacional Uninter. Como pesquisadora, atuou em grupos de pesquisa na área de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias, além de ter se dedicado às áreas de Estudos Culturais e Recepção. Também desenvolveu pesquisa para compreender as relações entre Comunicação, Ciência e Tecnologia, tendo como abordagem principal as Enhanced Publications. Atualmente, dedica-se à Análise do Discurso.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4975244401252153

Publicado
2021-04-21
Como Citar
AVILA, Edilaine. Funções estratégicas de composição do discurso midiático em “Isso a Globo não mostra”. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1316>. Acesso em: 29 mar. 2024.