Netativismo no século XXI: o fortalecimento dos movimentos sociais na hashtag “black lives matter”

  • Juliana Marques Borghi Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo tem o objetivo de refletir e analisar qualitativamente a respeito do movimento #blacklivesmatter, enquanto um exemplo em potencial de ações sociais que estão acontecendo, crescendo e sendo amplamente visualizadas e divulgadas por meio das redes digitais. O conceito de netativismo, portanto, explanado neste trabalho, valoriza o entendimento de autores que contemplam espaços virtuais que propiciam a coletividade, a democracia e a participação social. Pretende-se, assim, explorar o movimento “Vidas Negras Importam”, que demonstra o fortalecimento de aspectos culturais e históricos, trazidos das ruas para o ciberespaço e vice-versa. Desta forma, é destacado o contexto do movimento digital a partir de 2020, por meio de uma perspectiva de análise de conteúdo exploratória e interpretativa.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda em Comunicação e Formações Socioculturais - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Mídia, Informação e Cultura, pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente é profissional de relações-públicas no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Tem experiência e interesse na área de Comunicação, com ênfase em Cultura, Sociedade e Comunicação Pública. Também atuou/atua nas áreas de Comunicação Institucional, Planejamento Estratégico e Administração; com participação em projetos de pesquisa e extensão, em ciências humanas. Link do lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Publicado
2021-04-22
Como Citar
BORGHI, Juliana Marques. Netativismo no século XXI: o fortalecimento dos movimentos sociais na hashtag “black lives matter”. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1318>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
GT COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: CORPOS, AFETOS E TERRITÓRIOS III